Bancários rejeitam proposta dos bancos e mantêm greve no Ceará

Assembleia recusou proposta rebaixada da Fenaban

Reunidos em assembleia nesta segunda-feira, dia 7, em Fortaleza, cerca de 300 bancários rejeitaram a proposta apresentada pela Fenaban na última sexta-feira, dia 4, e aprovaram a manutenção e intensificação do movimento grevista por tempo indeterminado em todos os bancos da base territorial do Sindicato dos Bancários do Ceará.

“Afronta”, “desrespeito”, “insulto” são algumas das classificações que a categoria atribui à proposta. Nesta segunda-feira, a categoria completou 19 dias de greve.

“Os bancos voltaram à mesa, mas não apresentaram uma proposta séria que dialogue com as questões de segurança, saúde, emprego e condições de trabalho. É uma proposta rebaixada que não representa nem 1% de aumento real”, afirmou o presidente do Sindicato, Carlos Eduardo Bezerra.

A decisão da assembleia segue orientação do Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, que representa os bancários na mesa de negociação. “A partir desta terça-feira, os bancários irão intensificar a greve no Ceará para forçar os bancos a apresentarem uma proposta decente à categoria”, completou o presidente.

Bancários de todos os Estados do Brasil também realizam, nesta segunda-feira, assembleia para avaliar a proposta dos bancos. A expectativa é de que a greve se mantenha em todo o País.

Greve solidária

Dando continuidade ao movimento grevista, os bancários farão um mutirão de doação de sangue nesta terça-feira, dia 8, a partir das 8h, na sede do Hemoce – Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Av. José Bastos, 3390 – Rodolfo Teófilo).

“A ação organizada pelo Sindicato, além do caráter solidário que contribuirá para o restabelecimento do estoque do Hemoce, é uma forma de protesto tendo em vista a postura sanguessuga dos bancos. Doamos nosso sangue pelos bancos todos os dias do ano. Dessa vez, vamos doar nosso sangue em prol da população, que é quem mais sofre com o silêncio e a intransigência dos banqueiros”, explica Carlos Eduardo.

Caixa

Com o objetivo de radicalizar a greve na empresa, os tesoureiros da Caixa Econômica Federal irão se reunir nesta quarta-feira, dia 9, às 17h, no Sindicato, para organizar o fechamento integral de todos os autoatendimentos.

Próxima assembleia

No Ceará, os bancários irão se reunir em assembleia novamente na próxima quinta-feira, dia 10, às 17h, para dar continuidade à organização do movimento grevista.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram