(Vitória) A luta dos bancários do Banestes fez com que a direção do banco reconhecesse o direito de todos os funcionários à gratificação semestral de 25% do salário. Nesta quarta-feira, 7, a Diretoria Jurídica e Administrativa do banco estadual informou que está aguardando a assinatura do aditivo regional à Convenção Coletiva 2007/2008 para cumprir a cláusula relativa à gratificação, que determina o pagamento a todos os empregados. “O documento está em negociação na Fenaban e, assim que assinado, o banco cumprirá o que ficar determinado no tocante ao referido benefício”, diz o comunicado interno.
O aditivo deverá ser assinado nas próximas semanas pelos bancários, representados pela Federação RJ/ES, e pelo Sindicato dos Bancos dos dois estados. “Se é por falta de documento, nós temos os aditivos assinados nos últimos três anos que já trazem a cláusula que determina a extensão do pagamento da gratificação a todos os empregados”, disse o diretor do Sindicato Flávio Teixeira. Ele lembra que cabe ao banco também pagar os valores retroativos à data de admissão de cada bancário aprovado no último concurso público, a quem não está sendo paga a gratificação.
Na avaliação de Flávio, os funcionários devem continuar mobilizados para garantir a revisão da Estrutura de Cargos e Remuneração, que vai beneficiar o conjunto dos trabalhadores, bem como o restabelecimento de todos os direitos que estavam previstos em Acordo Coletivo. A pressão dos bancários já fez o Banestes voltar atrás e restabelecer dois direitos que foram retirados de forma unilateral: um deles é a taxa reduzida em 50% do cheque confiança e o outro é o parcelamento em até seis vezes da liquidação do adiantamento de férias.
Fonte: Seeb ES