Contraf-CUT debate Saúde do Trabalhador com Fenaban nesta quinta

A Contraf-CUT, federações e sindicatos retomam com a Fenaban nesta quinta-feira (28), às 10h, a mesa temática de Saúde do Trabalhador, em São Paulo. A reunião concluirá a semana de debates com os bancos, iniciada com Segurança Bancária (segunda), seguida por Terceirização (terça) e Igualdade de Oportunidade (quarta).

Um dos pontos da pauta será sobre o atestado médico. “A Fenaban insiste na política de revisão, recusa ou contestação de atestados médicos quando apresentados pelos trabalhadores em suas agências ou departamentos”, critica Walcir Previtalle, secretário de Saúde do Trabalhador da Contraf-CUT. “Queremos o fim da prática discriminatória de ‘classificação de atestados médicos'”, reivindica o dirigente da Contraf-CUT.

A discussão sobre o tema começou na negociação da Campanha Nacional dos Bancários de 2012 e foi remetida para a mesa temática de Saúde do Trabalhador.

“A mesa temática valoriza o diálogo entre trabalhadores e bancos. Por meio desse espaço já conseguimos importantes avanços para os bancários, como a inclusão de três cláusulas que dizem respeito à saúde do trabalhador na campanha do ano passado e a adesão do Banco do Brasil ao instrumento de combate ao assédio moral”, avalia o Walcir.

Confira alguns pontos da pauta dos bancários:

Pausa de 10 minutos a cada 50 trabalhados

Durante a Campanha Nacional de 2012, ficou definido entre a Contraf-CUT e a Fenaban que seriam analisadas as estatísticas de adoecimento da categoria, de modo a ter instrumentos para averiguar quais funções são mais afetadas pelas LER/Dort. “Queremos a abertura pelos bancos de informações sobre o adoecimento e afastamentos dos trabalhadores”, defende Walcir.

A Fenaban considera a existência de micro pausas e minipausas no processo de trabalho bancário como suficientes. “Insistimos na necessidade da introdução de pausas de 10 minutos a cada 50 trabalhados como forma de prevenção e de promoção da saúde de todos os trabalhadores”, propõe o dirigente sindical.

Avaliação do PCMSO

O debate sobre a avaliação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) aconteceu nas reuniões da mesa temática no primeiro semestre de 2012, mas sem avanços. “Fizemos propostas, de acordo com o artigo 90 da Minuta de Reivindicações 2012/2013, de construção de um formulário de avaliação conjunto a ser apresentado ao trabalhador quando da realização dos exames médicos previstos no Programa”, lembra o diretor da Contraf-CUT.

“Mas a Fenaban insistiu em individualizar o processo quando propõe a cada trabalhador que se manifeste, via canais internos dos bancos, quando for mal atendido durante exames do PCMSO”, explica Walcir. “Queremos a elaboração conjunta de formulário de avaliação do PCMSO”, ressalta.

SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes

O tema foi debatido na mesa temática antes da Campanha Nacional de 2012. A Fenaban concordou, na época, em incluir na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) a seguinte redação:

“Os bancos se comprometem a informar os trabalhadores e os sindicatos, com antecedência mínima de 30 dias quando da realização de SIPAT’s, bem como local, data e tema”.

Entretanto, o tema SIPAT não foi incluído na CCT 2012/2013. “Queremos retomar o assunto”, reivindica Walcir.

Metas de produtividade

As metas de produtividade é um tema constante nas negociações com os bancos. “Queremos o fim as metas abusivas, pois estão relacionadas ao adoecimento dos trabalhadores. Além dos riscos já estudados e conhecidos do trabalho bancário, como os riscos físicos, os movimentos repetitivos, o ritmo de trabalho acelerado, o risco iminente de assaltos e sequestros, a imposição e a cobrança de metas revelam outro grave fator de risco à saúde de bancários e bancárias, situando os profissionais entre os que mais se afastam do trabalho por problemas psíquicos”, salienta o diretor da Contraf-CUT.

Reunião do Coletivo Nacional de Saúde do Trabalhador

A Contraf-CUT realiza nesta quarta-feira (27), às 10h, uma reunião do Coletivo Nacional de Saúde do Trabalhador para preparar os debates na mesa temática. O encontro ocorre na sede da Confederação (Rua Líbero Badaró, 158 – 1º andar), no centro de São Paulo.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram