Em Curitiba, bancários fecham 27 agências do HSBC contra demissões

Dia Nacional de Luta protesta contra desrespeito do banco inglês

Os bancários de Curitiba paralisaram nesta quinta-feira (14) um total de 27 agências do HSBC, além do Centro Administrativo Palácio Avenida, durante o Dia Nacional de Luta. No Paraná, ao todo foram 42 agências fechadas. Os trabalhadores protestaram contra as demissões e a política de rotatividade do banco inglês.

Houve distribuição de uma carta aberta aos clientes e à população que explica a situação vivida pelos funcionários. “As agências trabalham com número reduzido de funcionários, o que impacta diretamente no atendimento aos clientes”, explica Carlos Kanak, dirigente do Sindicato dos Bancários de Curitiba e coordenador da Comissão de Organização de Empresa (COE) do HSBC.

Somente na base do Sindicato foram 701 desligamentos em 2011. Já nos primeiros cinco meses de 2012 ocorreram 289 desligamentos.

Além das demissões, o HSBC anunciou um processo de reestruturação sem explicações de como será feito, o que gerou muita apreensão entre os funcionários. Na última segunda-feira (11), o Sindicato se reuniu com representantes da direção do HSBC para pedir explicações.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram