A má fase vivida pelo HSBC parece estar atingindo o atendimento aos clientes. Envolvido em investigações que apontam bilhões de dólares em evasão de divisas e prestes a vender suas operações de varejo no Brasil, em junho o banco britânico foi também o líder de reclamações no ranking elaborado pelo Banco Central.
Com 10 milhões de clientes, a instituição foi alvo de 111 queixas em que se verificou indício de descumprimento de lei ou regulamentação, e apresentou índice de 10,84 – resultado do número de reclamações reguladas procedentes dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1.000.000.
Os principais motivos de insatisfação são prestação de serviço de forma irregular em conta-salário (24), débito em conta de depósito não autorizado pelo cliente (15), oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada (14) e irregularidades no processo de encerramento de conta de depósitos à vista (9).
A Caixa Federal, que tem 76 milhões de clientes, ocupou o segundo lugar, com índice de 9,74 e 743 reclamações procedentes. O Bradesco completou o pódio com índice de 9,74 e 666 queixas procedentes em um universo de 75 milhões de correntistas.
Santander, Banrisul, Itaú e Banco do Brasil figuram nas posições seguintes. Ou seja, as seis maiores instituições que operam no Brasil estão entre os sete bancos com maior número de reclamações em termos proporcionais.