Banpará frustra negociação específica

Em carta datada de 08 de setembro e recebida pelo Sindicato dos Bancários do Pará e Amapá nesta quarta-feira, dia 9 de setembro, o Banco do Estado do Pará informa que “… adotando a orientação contida no Comunicado Fenaban nº 128 não serão realizadas negociações ou tratativas diretas com as entidades profissionais, pelo que o Banco seguirá as diretrizes e normas estabelecidas na Convenção Coletiva da categoria.”

A decisão do Banpará em não negociar com as entidades as reivindicações específicas dos empregados da Empresa é uma medida equivocada que precisa de uma resposta clara do funcionalismo. Não podemos retroceder à era tucana, quando a diretoria do Banco sequer recebia a representação dos trabalhadores ou, quando recebia, nada resolvia.

Os empregados do Banpará ficaram anos sem ter uma mesa de negociação que resolvesse suas questões específicas e sem um acordo que resguardasse os seus direitos. Somente em 2007 tivemos novamente um acordo assinado, onde se garantiu o direito à formação de um GT para a construção do PCS, bem como o resgate dos direitos do delegado sindical e outras conquistas. Em 2008, novamente tivemos a mesa específica, com avanços na cláusula do PCS e no plano de saúde.

O comunicado do Banco sequer informa sobre a sua disposição de renovar as cláusulas vigentes até agosto de 2009, que tratam, entre outros assuntos, do PCS, plano de saúde, ponto eletrônico, delegados sindicais etc.

Diante disso, o Sindicato convoca reunião de delegados/as sindicais do Banpará para o dia 11/09 (sexta-feira), às 19h, na sede da entidade (28 de setembro, 1210, Reduto), para organizar ações que forcem o Banco a negociar.

Além disso, em resposta à correspondência do Banco, o Sindicato irá reiterar por carta a solicitação de restabelecimento imediato da mesa específica de negociações e a renovação das cláusulas do ACT 2008/2009.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram