A Afubesp protesta contra o reajuste abusivo no plano de assistência média do Cabesp Família de 11,71% a ser implementado a partir de 1º de maio. Com o aumento crescente de quase 43% no período de três anos, alguns banespianos estão sendo obrigados a deixar o plano simplesmente por não conseguirem pagar os altos valores das mensalidades.
Os desligamentos evidenciam que a política praticada pela diretoria da Caixa Beneficente se preocupa mais com as finanças do que com a saúde de seus usuários.
Para o presidente da Afubesp, Camilo Fernandes, se os aumentos continuarem nesses patamares, o plano de saúde – bilionário como o da Cabesp – terá seus usuários excluídos e todo o patrimônio será repassado ao Santander.
Em 2012, o reajuste foi de 22,01% e causou evasão de inúmeras pessoas, conforme noticiou a Afubesp com a publicação de cartas de associados enviadas à entidade.
“A impressão que dá é que a Cabesp quer acabar com o plano com esses reajustes abusivos que vem realizando anualmente”, avalia o diretor da Afubesp, Wagner Cabanal. “Essa postura adotada pela diretoria da Cabesp nos leva a crer que eles querem que os associados, impossibilitados de pagar, passem a usar o Sistema Único de Saúde”, lamenta.
Prestação de contas
Os dirigentes da Afubesp irão questionar os altos e consequentes aumentos aplicados ano a ano no Cabesp Família durante a assembleia de prestação de contas da Caixa Beneficente, que será realizada no dia 27 (sábado), às 9 horas no Salão Nobre do Esporte Clube Banespa (Avenida Santo Amaro, 5355), em São Paulo.
Na oportunidade, também serão analisados e deliberados o relatório anual da diretoria, o balanço e as demonstrações financeiras de 2012, bem como dotação orçamentária para 2013. Está previsto ainda o referendo ao regulamento referente à assistência domiciliar.
“A presença dos colegas na assembleia é fundamental para fiscalizar a gestão e tirar eventuais dúvidas”, ressalta Carmen Meirelles, conselheira fiscal suplente da Cabesp.
As pessoas que não puderem participar da assembleia devem enviar procurações, com dois abonos ou com assinatura reconhecida em cartório, para a Afubesp até o dia 23 de abril.