O Sindicato dos Bancários de Pernambuco realizou na manhã de terça-feira, dia 4, um protesto contra a nova onda de demissões iniciada esta semana pelo Santander em todo país. A atividade ocorreu na agência localizada na esquina da Rua do Imperador com a Siqueira Campos, no Bairro de Santo Antônio, no centro do Recife.
A unidade, onde também funciona a direção e a superintendência regional do banco espanhol em Pernambuco, permaneceu fechada até o meio-dia. Durante a manifestação os dirigentes sindicais distribuíram panfletos para a população e denunciaram a onda de demissões proporcionadas pelo Santander às vésperas do Natal.
Só em Pernambuco, cerca de 30 bancários foram dispensados em apenas um dia. As demissões, além de sobrecarregar ainda mais os empregados, deve piorar sensivelmente o atendimento no banco.
Segundo o secretário de Administração do Sindicato e funcionário do Santander, Epaminondas Neto, na sua maioria, os desligados foram gerentes, com mais de 10 anos de banco e salários mais elevados. “Muitos bancários demitidos são oriundos dos antigos Bandepe e Real. Isso mostra que as fusões e aquisições são sempre prejudiciais aos funcionários”, explica.
O dirigente sindical foi bastante contundente ao detalhar os motivos da manifestação realizada nesta terça. “Estamos paralisando junto com os bancários a Superintendência e a agência Imperador para protestar contra as demissões de trinta companheiros. É inadmissível que um banco com a lucratividade que tem o Santander no Brasil venha dar esse triste presente de natal para esses companheiros. O que é pior: essas demissões não estão ocorrendo só em Pernambuco. Essas demissões são nacionais. Mas o Sindicato está aqui hoje, realizando essa atividade e a tendência daqui para frente é ampliar o movimento contra essas injustiças que o banco vem fazendo com nossos companheiros de trabalho”, esclarece Epaminondas.
Para ele, as demissões são absurdas, pois os trabalhadores brasileiros são os principais responsáveis pela maior fatia do resultado global da empresa (26%). “O Santander Brasil tem salvado o lucro mundial do banco. Só nos nove primeiros meses deste ano, a empresa lucrou R$ 5,694 bilhões em nosso país”, diz.
Ao final da atividade o diretor do Sindicato, Chico de Assis, avaliou positivamente a manifestação. “Conseguimos mobilizar boa parte dos trabalhadores do Santander e contamos com a solidariedade dos clientes e usuários, que compreendem que essas demissões podem refletir negativamente na qualidade do atendimento.Vamos continuar realizando esses protestos até que o Santander pare com as demissões”, destaca Chico.