Com o mote “Contratação Urgente na Caixa”, o Sindicato dos Bancários do Ceará deu início nesta terça-feira (4) a uma grande mobilização nas agências, em Fortaleza, para pressionar a empresa a resolver o problema de falta de pessoal. A mobilização envolveu coleta de assinatura num abaixo-assinado com os empregados e clientes do banco, além de manifestações nas agências Francisco Sá, Alvaro Weyne, Mister Hull, Campus do Pici, Parquelândia e Bezerra de Menezes. O abaixo-assinado será enviado às presidentas da República, Dilma Rousseff e da Caixa Econômica Federal, Miriam Belchior, exigindo mais contratações na Caixa.
A falta de empregados, como uma realidade em todas as unidades da Caixa, foi ressaltada pelos dirigentes do Sindicato. Há uma sobrecarga de trabalho desumana para os empregados, que enfrentam sérios problemas de saúde. A falta de trabalhadores na Caixa também afeta a população, muito prejudicada no atendimento. Há enormes filas nas agências, superlotação diariamente, enquanto vários guichês estão vazios. E pior, enquanto isso, milhares de aprovados no último concurso público aguardam convocação.
“Lutamos por mais contratação de empregados, pois a Caixa não está repondo os que saíram aposentados. Está diminuindo o quadro de pessoal. E, enquanto isso, as filas aumentam cada dia mais. Ressaltamos que o problema das filas não é culpa dos empregados da Caixa, é culpa da direção da empresa, que não chama os aprovados no concurso. O Sindicato denuncia essa situação e exige ampliação dos empregados já”, disse Jefferson Tramontini, diretor do SEEB/CE.
Segundo Túlio Menezes, diretor do Sindicato,”estamos fazendo manifestações para cobrar do governo federal e da Caixa mais contratações, para atender melhor a população. Não é possível continuar como está, com poucos empregados, que fazem o possível para prestar um bom atendimento, mas é desumana a sobrecarga de trabalho. Pedimos que a população assine o abaixo-assinado, por melhores condições de trabalho aos empregados e melhor atendimento à população. É preciso ter mais empregados na Caixa urgentemente”.
Preparando Dia Nacional de Luta
O Sindicato prossegue na quarta-feira (5) com visitas às agências da Caixa em Messejana, Estrada do Fio, Eusébio, Edson Queiroz, Jangada e Oliveira Paiva coletando assinaturas para o abaixo-assinado por mais empregados e realizando manifestações, com cartazes e distribuição de carta aos clientes mobilizando para o Dia Nacional de Luta por Contratação Urgente na Caixa, que acontecerá na quinta-feira, dia 6/8, em nível nacional. Em Fortaleza, o ato será na agência Fortal (Av. Santos Dumont, 2772, Aldeota), a partir das 9 horas.