Trabalhadores participaram de mobilizações em agências da Caixa e Bradesco
Dando continuidade às atividades da Campanha Nacional 2015, os bancários do extremo sul baiano realizaram nesta segunda-feira (24) manifestações nas agências do Bradesco e da Caixa Econômica Federal, em Itamaraju, localizadas na Praça das Nações Unidades, centro da cidade.
Fizeram parte dos atos a apresentação de charanga e distribuição de cachorro quente, refrigerantes e do Grito de Alerta, jornal mensal do Sindicato dos Bancários do Extremo Sul da Bahia, organizador da mobilização.
Os dirigentes do sindicato voltaram a denunciar as metas abusivas dos bancos e os altos lucros, sem que haja investimentos nas agências. “A nossa campanha não é somente por aumento salarial, mas também por melhores condições no atendimento ao público”, afirmou João Climário, diretor do Sindicato e coordenador regional CUT.
Em frente à agência do Bradesco, os diretores Moisés Vital e Marcos Fonseca (Marcão da CUT) criticaram as taxas de juros cobradas pelos bancos, a “exploração” dos funcionários e as más condições de trabalho. “É preciso mais investimentos por parte dos bancos”, reiterou Vital, funcionário do Bradesco, em Porto seguro.
Finalizando o manifesto, na Caixa, o coordenador do Sindicato, Carlos Eduardo Coimbra, chamou a atenção dos clientes para uma possível greve geral, caso os bancos não atendam às reivindicações dos bancários. “Iremos manter a sociedade informada sobre o andamento das reuniões entre o Comando Nacional e os banqueiros”, informou.