As negociações da Campanha Nacional 2008 entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban serão retomadas hoje e continuam nesta quarta-feira 17, em São Paulo.
Pelo calendário revisto nas rodadas da semana passada, a idéia é concluir hoje as negociações sobre as cláusulas de saúde e condições de trabalho (o que inclui o assédio moral), igualdade de oportunidades e segurança bancária . Clique nos links para ter acesso ao que já foi discutido sobre os temas.
E na quarta-feira os bancários começam a discutir com os bancos as cláusulas econômicas da pauta de reivindicações, que incluem aumento real de 5% (acima dos 7,15% da inflação medida pelo INPC/IBGE nos últimos 12 meses), aumento e simplificação da PLR, valorização dos pisos salariais, cesta-alimentação no mesmo valor do salário mínimo (R$ 415) e contratação da remuneração total. Clique aqui para conhecer as principais reivindicações.
“Como estamos vendo pelos balanços, os bancos têm plenas condições de atender às reivindicações da categoria. Mas para os banqueiros avançarem na mesa de negociação é preciso que haja pressão dos bancários”, diz Vagner Freitas, presidente da Contraf/CUT e coordenador do Comando Nacional. “Por isso é importante que intensifiquemos a mobilização em todos os Estados e nos preparemos para o confronto, inclusive para a greve, se necessário.”
Os bancários farão uma plenária nacional no dia 25, em São Paulo, para avaliar o andamento das negociações e traçar os rumos do movimento.
Leia matéria sobre os resultados dos bancos em comparação com o PIB nacional.