Valor Online
Karin Sato
Com o acordo anunciado pelo Bradesco para aquisição da totalidade do capital social do banco Ibi México, o banco brasileiro pretende ampliar a parceria com a rede varejista C & A, afirmou Marcelo Noronha, diretor da Bradesco Cartões. “Nosso objetivo, com o negócio, é ficar lado a lado com um parceiro bastante estratégico. A operação é muito bem gerida pelo grupo controlador da C & A.
Além disso, é uma oportunidade para o Bradesco conhecer outras práticas de negócios”, explicou.
Esta é a primeira operação de crédito ao consumo do Bradesco fora do Brasil. O negócio contempla a celebração de Contrato de Parceria com a C & A México pelo prazo de 20 anos para comercializar produtos e serviços financeiros na rede de lojas da varejista com exclusividade.
O diretor ressaltou que a aquisição do Ibi México nada mais é do que uma extensão da parceria do banco com a C & A no Brasil. “Pretendemos dar continuidade à operação que já existe, nos moldes atuais”, disse.
Em junho do ano passado, o banco anunciou a compra de 100% do Ibi no Brasil, que pertencia à C & A, por um total de R$ 1,4 bilhão.
De acordo com Noronha, a conclusão da operação e assinatura dos contratos definitivos deve demorar cerca de 60 dias. Nesse período, a aquisição será submetida às autoridades mexicanas e brasileiras.
Desta forma, a expectativa é de que o negócio seja concluído até 30 de março, quando será conhecido o valor da compra. As negociações começaram no final do ano passado. “A aquisição já foi negociada, mas só firmaremos o negócio definitivamente no fechamento”, disse.
O Ibi México possui carteira de crédito de 1,3 bilhão de pesos mexicanos (R$ 180 milhões), patrimônio líquido de 566 milhões de pesos mexicanos (R$ 79 milhões) e mais de 1 milhão de cartões de crédito. A C & A possui 55 lojas no México.
Apesar de as operações no México e no Brasil serem similares, há uma diferença, segundo Noronha. No México, o banco Ibi não tem pontos de venda fora das lojas da C & A. A operação totalmente vinculada à varejista. “No Brasil, além da parceria com a C & A, o Ibi conta com outros acordos”, disse.
O diretor destacou que o Bradesco tinha preferência na compra do negócio no México em função da parceria com a C & A no Brasil.
Quanto ao potencial do negócio e a expectativa do Bradesco, Noronha disse apenas que a perspectiva é positiva, “considerando o público-alvo da C & A e o tamanho do mercado mexicano”.