Mobilização contra dispensas no país onde o banco mais lucra no mundo
A UNI Global Union, entidade que representa 20 milhões de trabalhadores de 900 sindicatos em 140 países de todo o mundo, a qual é filiada a Contraf-CUT, repercutiu nesta quarta-feira (2) a campanha internacional contra as demissões no Santander Brasil, lançada na última sexta-feira (27), em São Paulo. Houve distribuição do jornal Rede Global Bancária, elaborado pela UNI Américas Finanças e Coordenadora das Centrais Sindicais do Cone Sul (CCSCS).
O movimento continua nesta semana na capital paulista, atingindo várias concentrações e agências e criticando a gestão equivocada do banco, focada no corte de custos principalmente por meio das demissões e fechamento de agências.
> Clique aqui para ler a notícia no site da UNI Américas.
> Clique aqui para ler o jornal Rede Global Bancária.
Apesar do lucro de R$ 1,428 bilhão no primeiro trimestre de 2014, o banco espanhol eliminou 4.833 empregos entre março de 2013 e março de 2014, sendo 970 nos primeiros três meses do ano.
“Isso não é uma simples rotatividade, é corte postos de trabalho, o que é injustificável, tendo em vista que a unidade brasileira representa cerca de 20% do lucro global do banco”, afirma o diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Roberto Paulino.