Os bancários de Criciúma saíram da rotina nesta terça-feira, 11, para assistir um esquete teatral com o tema “Bancos Abusam – Cadê a Responsabilidade?”, marcando o inicio da Campanha Nacional da categoria. São cerca de 800 bancários distribuídos em nove municípios da região.
A peça foi apresentada em 11 agências da cidade, pelo grupo Cia dos Quatro da Fundação Cultural. O enredo lembrou as pressões para o cumprimento das metas pelos trabalhadores, entre outros abusos, de forma irônica e engraçada.
A categoria reivindica 10% de reajuste (reposição da inflaçao mais 5% de aumento real), mesmo índice de reajuste para as outras verbas salariais como vale-alimentação e refeição, além de auxílio-educação, licença-maternidade de seis meses, valorização do piso e preservação do emprego entre outros itens. A pauta de reivindicação foi entregue a Fenaban ontem.
O Sindicato aproveitou a Campanha para fiscalizar o uso de equipamentos de segurança como máscaras e álcool gel pelos bancários como medidas preventivas em função a Gripe A. Segundo Edegar Generoso, presidente do Sindicato, o problema maior está no Banco do Brasil e Caixa que ainda não estão efetuando a prevênção. “Nos reunimos essa manhã com o Superintendente do BB cobrando ações mais rápidas para garantir a segurança dos bancários”.