O Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro realizará na próxima quarta-feira, dia 1º de dezembro, ato público pelo Dia Internacional de Combate à Aids. A manifestação acontece no Largo dos Bancários (esquina da Rio Branco com Ouvidor), ao meio-dia.
“Com a liberalidade sexual de nossos dias, a prevenção tornou-se ainda mais fundamental. Convoco os bancários e bancárias a participarem desta manifestação. Nossa categoria tem um histórico de luta em defesa das políticas preventivas e de informação e do combate ao preconceito, importantes instrumentos contra a proliferação da doença no país”, disse o diretor da Secretaria de Saúde do Sindicato Gilberto Leal.
O sindicalista lembra ainda que o Sindicato tem um papel social importante no debate desta questão. “Nossa entidade sempre esteve à frente das questões de cidadania, em debates que transcendem aos nossos direitos enquanto categoria”, afirma.
A doença no Brasil
Segundo um estudo divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente um terço dos portadores do vírus HIV na América Latina são brasileiros. O número pessoas contaminadas cresceu no país: em 2001, mais de 500 mil pessoas sofriam da doença. Em 2009, este número teria saltado para mais de 800 mil.
Em todo o mundo, cerca de 33 milhões de pessoas são portadoras do vírus. “Os números estão aí, são alarmantes. É preciso levar esses dados a sério, fazer sexo seguro, usar camisinha e ficar ligado,” alerta Gilberto.