O Sindicato dos Bancários de São Paulo lançou nesta terça-feira 26 a Folha Bancária em Braille, para atender os trabalhadores com deficiência visual. O lançamento do jornal impresso, que terá periodicidade quinzenal, foi feito no Momento Bancário em Debate, programa de TVweb mantido pelo Sindicato.
“Para as pessoas que já recebem a Folha Bancária normalmente é difícil reconhecer o significado de passarmos a receber um jornal em braille. Isso representa a igualdade no acesso à informação. Imagine não ter a Folha Bancária durante a campanha salarial e ter de correr atrás das notícias. É isso que temos de fazer por não termos uma informação rápida como os demais bancários”.
O depoimento foi feito por Gisele Crisóstimo de Sousa, funcionária deficiente visual do Banco do Brasil, durante o lançamento da Folha Bancária em braille no programa de tvweb, que é conduzido pela presidente do Sindicato, Juvandia Moreira.
Segundo Juvandia, é necessário que todos os segmentos da sociedade se esforcem para garantir a acessibilidade às pessoas com deficiência. “No Sindicato fizemos diversas ações nesse sentido. A Quadra recebeu elevadores para que os cadeirantes possam participar da assembléia e também existe a comunicação em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais)”, lembrou a dirigente. “Também temos reivindicações junto aos bancos para que todos tenham igualdade de oportunidades na ascensão profissional tanto para as pessoas com deficiência quanto para os demais. A FB em Braille é mais um passo no sentido de as pessoas não só se informarem mas também para verbalizarem suas reivindicações”.