Reunião com os funcionários, panfletagem e ato em frente agência, localizada na avenida Getúlio Vargas, simbolizaram o Dia Nacional de Luta no Banco Amazônia. A manifestação ocorrida por volta das 11 horas de hoje foi encabeçada pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e do Ramo Financeiro no Estado de Mato Grosso (SEEB-MT) foi realizada em protesto à reestruturação do Banco da Amazônia, processo que tem iniciado uma política de enxugamento da estrutura organizacional da instituição.
A recuperação do papel de banco público da instituição, a valorização dos empregados (sendo um desses pontos principais uma Participação nos Lucros e Resultados (PLR) mais justa) e que ele prime pelo desenvolvimento local sustentável são algumas das reivindicações do movimento sindical. O banco público não deve estar focado somente no lucro, sua função principal é apoiar o desenvolvimento da área onde está situado.
A empresa vem tentando se igualar diariamente com os bancos privados esquecendo o seu papel de banco público e o SEEB-MT não admite isso em hipótese alguma. O Banco da Amazônia deve primar pela garantia do desenvolvimento da Amazônia e não pela lucratividade sem fim. Apesar de ser uma das regiões mais ricas do planeta em questão de biodiversidade a população amazônica tem estado à margem do desenvolvimento sustentável devido a dificuldade de obtenção de crédito.