O Sindicato dos Bancários de Londrina protestou nesta segunda-feira, dia 2, contra o assédio moral em frente à principal agência do HSBC na cidade. Na ocasião foi destacada a cartilha de combate ao assédio moral, produzida pela Contraf-CUT.
“Lembramos aos funcionários do HSBC e, principalmente, aos gestores da agência, que o banco assinou acordo coletivo de trabalho que regulamenta o assunto”, alerta Valdecir Cenalli, diretor do Sindicato e funcionário do banco.
Pelo acordo, o banco tem que apurar denúncias feitas pelos funcionários sobre situações de constrangimento num prazo de até 60 dias. As denúncias podem ser feitas diretamente ao banco ou encaminhadas ao Sindicato, que tem a prerrogativa de preservar o nome do denunciante.
“O acordo de combate ao assédio moral foi uma das principais conquistas da nossa última Campanha Nacional. É um instrumento que os bancários e bancárias têm em mãos para coibir a prática do assédio e precisamos incentivar a sua utilização”, afirma Wanderley Crivellari, presidente do Sindicato de Londrina.
O Sindicato também dialogou com os clientes, usuários e a população que passava pelo local, distribuindo o Jornal do Cliente, que é uma publicação voltada à sociedade e na qual são tratados os assuntos relativos ao atendimento bancário.
Ainda pela manhã, o Sindicato realizou reunião em agência do Santander, para informar sobre o acordo, do qual o Santander também é signatário, juntamente com Bradesco, Caixa Econômica, Itaú Unibanco, BicBanco, Citibank e Safra.