O lançamento da Campanha Salarial 2009 dos bancários de Curitiba e região será nesta sexta, dia 14, ao meio-dia, na Boca Maldita. A intenção dos bancários é de se posicionar ao lado dos movimentos popular e social, assim como das demais entidades sindicais, na defesa dos direitos dos trabalhadores, já que nessa mesma data, a partir das 8h, será realizada a Jornada Nacional de Lutas.
O alvo dos protestos é a crise financeira. Os motes são o fim das demissões, pela redução da jornada de trabalho sem redução de salários e em defesa dos direitos sociais.
“Não há melhor lugar para lançar a campanha dos bancários do que uma grande mobilização popular e que reúna todos os trabalhadores”, explica Sonia Boz, dirigente sindical.
Clientes serão estimulados a denunciar arbitrariedades
Durante o lançamento da campanha, os clientes e usuários receberão materiais de conscientização sobre seus direitos e serão estimulados a realizar reclamações contra os bancos. O problema é que os bancos continuam demitindo, causando sobrecarga de trabalho e situações constrangedoras no atendimento, como filas e orientações desencontradas, já que faltam bancários para atender a população.
Nos últimos anos, o número de reclamações procedentes dos clientes contra os maiores bancos mais do que dobrou, segundo dados do Banco Central. Após as cobranças irregulares nas tarifas, o atendimento é o maior motivo de queixas.