O Sindicato dos bancários de BH e região (Seeb BH e região) obteve uma grande vitória contra o HSBC conseguindo a reintegração do funcionário Luiz Cláudio Costa, demitido sem justificativa no dia 19 de maio de 2008 enquanto estava em tratamento médico. Luiz Cláudio é lotado na agência Centro, em Belo Horizonte, e trabalha no banco há 20 anos.
O Sindicato entrou com a ação de reintegração na 27ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte no dia 17 de junho, que proferiu a sentença favorável ao funcionário no dia 18 de agosto. No dia 25 de setembro, acompanhado pelo presidente do Sindicato Cardoso e pelos funcionários do HSBC e diretores do Sindicato Geraldo Rodrigues e Giovanni Alexandrino, Luiz Cláudio retornou ao trabalho.
A ação vitoriosa do Sindicato não só garantiu o direito do bancário como abriu precedentes para outros casos semelhantes, afirma Giovanni Alexandrino.
“Devido à brilhante atuação do Sindicato, mais uma vez foi resguardado o direito do trabalhador. Depois de 20 anos de serviços prestados ao HSBC fui demitido em pleno tratamento médico. Graças à atuação do Sindicato fui reintegrado, podendo exercer o direito ao trabalho e à vida”, afirmou Luiz Cláudio.
De acordo com Geraldo Rodrigues, a vitória mostrou a importância da sindicalização, pois somente assim o bancário pode contar com a assessoria do Sindicato na defesa de seus direitos. “Mais uma vez está provado o ótimo trabalho desenvolvido pelo Sindicato, através de seu Departamento Jurídico, que lutou para corrigir uma arbitrariedade imposta pela direção do HSBC sobre o bancário Luiz Cláudio”, afirmou.