Em virtude das denúncias de repressão sobre os movimentos sociais no Rio Grande do Sul por parte da Brigada Militar, será realizada nesta terça-feira, dia 24, às 9h, no 3º andar da Assembléia Legislativa do estado, uma audiência pública com senadores.
Convocada pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), senador Paulo Paim (PT-RS), pretende apurar denúncias de maus tratos a militantes de movimentos sociais em conflito ocorrido entre eles e a Brigada Militar. Além de Paim, devem participar os senadores Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC), Pedro Simon (PMDB-RS), Sérgio Zambiasi (PTB-RS), José Nery (PSOL-PA) e Eduardo Suplicy (PT-SP).
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) deverá apresentar novas denúncias de violações de direitos humanos no Rio Grande do Sul. Apenas no mês de junho, duas mobilizações da Via Campesina foram reprimidas com violência e dois acampamentos, em áreas cedidas ao MST, foram despejados na região norte.
Os sem terra temem que novas ações truculentas ocorram nos próximos dias nos acampamentos de Nova Santa Rita e Pedro Osório, localizados em assentamentos, e em São Gabriel, localizado em um pré-assentamento.
Além do MST, outros movimentos sociais, sindicatos e entidades deverão apresentar denúncias de violência na repressão aos movimentos sociais promovida pela Brigada Militar e pela Governadora Yeda Crusius.