O Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro no Estado de Mato Grosso realizou na terça-feira, 22, uma mobilização na agência Bradesco, localizada na Avenida Barão de Melgaço, centro de Cuiabá.
A manifestação faz parte do Dia Nacional de Lutas do Bradesco. Bancários de todo país se unem em busca de melhores condições de trabalho e benefícios, como: Auxílio-Educação, Plano de Cargos e Salários, melhorias no Plano de Saúde, contratações para diminuir a sobrecarga de trabalho e mais segurança nas agências.
O ato contou com distribuição de panfletos explicativos sobre a política desumana adotada pelo banco do planeta, faixas e cartazes pedindo atenção da direção do Bradesco.
Aproveitando o slogan do Bradesco “banco do planeta”, o Seeb/MT levou um globo para simbolizar que planeta é esse que o Bradesco faz questão de enfatizar. “Enquanto os banqueiros negam as reivindicações com justificativas nada convincentes, eles comemoram a lucratividade de R$ 2,1 bilhões somente no primeiro trimestre deste ano”, contabiliza Arilson da Silva, presidente do Seeb/MT.
De acordo com o diretor do Seeb/MT e funcionário do banco Bradesco, José Guerra, o ato foi bastante positivo. “Tivemos a oportunidade de conversar com os funcionários, cobrar da direção do banco um melhor posicionamento quanto à postura adotada. A população pode tomar conhecimento dos lucros recordes dos banqueiros e que esses milhões não são investidos para garantir melhor qualidade trabalho e atendimento. Outro tópico levantado é quanto ao assédio moral, o Bradesco cobra dos bancários melhor atendimento e rapidez, mas em contrapartida não contrata mais funcionários”, enfatiza Guerra.