O Sindicato dos bancários de Porto Alegre (SindBancários) será recebido em audiência nesta segunda-feira, dia 27, às 17h, pela Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (SMIC). O objetivo dos bancários é cobrar um maior rigor na fiscalização de três leis que tratam da melhoria do atendimento e da segurança nos bancos, como a das filas.
Os bancários pedirão ao secretário Idenir Cechim a retomada do trabalho dos fiscais da SMIC no controle do tempo de espera nas filas. A Lei n° 9.992, de 6 de junho de 2006, prevê o atendimento nos caixas em até 15 minutos em dias normais, e em até 20 minutos, em véspera ou após feriados prolongados e em dias de pagamentos de funcionários públicos municipais, estaduais e federais. Essa legislação visa agilizar o atendimento ao público e, para tanto, tem que contratar mais caixas, gerando empregos e renda.
O Sindicato de Porto Alegre também pedirá o cumprimento da Lei n° 9.133, de 3 de junho de 2003, que determina a afixação por parte dos bancos, em local visível, de cartazes com o tempo máximo de espera nas filas previsto na lei. “Observamos que em raríssimas agências e postos existem tais cartazes. Um enorme descaso dos banqueiros!”, afirma o presidente Juberlei Baes Bacelo.
Outro ponto a ser pautado pelo Sindicato dos bancários de Porto Alegre (SindBancários) diz respeito ao cumprimento da Lei n° 8.115, de 5 de janeiro de 1998, que dispõe sobre a instalação de sistema de monitoração e gravação eletrônica de imagens, através de circuito fechado de televisão. Várias agências e, sobretudo, postos não cumprem essa lei, que inibe a ação das quadrilhas e melhora a segurança nas unidades.