(Campina Grande-PB) – Esta semana, o Sindicato dos Bancários de Campina Grande e região (Seeb Campina Grande), está fazendo uma conscientização através de carta a população, em frente à agência Unibanco, para denunciar a atitude arbitrária de privar direitos de funcionários e clientes.
A agência está colocando funcionários na porta de entrada para fazer uma triagem dos que ali querem utilizar os serviços do banco, e de forma errada, vem privando o direito constitucional das pessoas na livre escolha de instituição financeira para pagamentos de contas e movimentações, impedindo até o pagamento da fatura do cartão Hiper Card, que pertence à própria instituição.
Outra inconveniência é que os funcionários ficam muito perto dos clientes, contrariando uma norma da Organização Mundial de Saúde (OMS), que recomenda uma distância mínima de um metro entre os clientes e os bancários no atendimento ao público.
O Sindicato dos bancários de Campina Grande lamenta a situação e já protocolou denúncia junto ao Sistema Municipal de Defesa do Consumidor (Procon), na cidade no sentido de que o mesmo notifique o banco para a solução do problema. Persistindo, a diretoria do Sindicato de Campina Grande tomará as medidas cabíveis conforme a Lei de Defesa do Consumidor Bancário.
O usuário e cliente que, de alguma forma, sentir-se constrangido deve denunciar diretamente ao Procon. Ou telefonar para os números abaixo:
Procon – 0800 281 3180
Serviço de Atendimento ao Consumidor Unibanco – 0800 726 1809
Ouvidoria – 0800 722 6281
Banco Central – 0800 9979 2345