O Sindicato realizou na última quarta, dia 04 de março, atos em frente a três agências do HSBC (Agência Centro, Palácio das Artes e Praça 7) por melhores condições de trabalho e atendimento, cobrando do banco inglês o devido respeito para com seus funcionários e clientes brasileiros.
Maior banco da Europa e um dos maiores do mundo, o HSBC vem dispensando um péssimo tratamento a seus clientes e funcionários no Brasil. Uma prova disso é que, no ano passado, o banco inglês foi líder absoluto de reclamações no Banco Central. A principal causa dessas péssimas condições de atendimento é a falta de funcionários nas agências.
Os problemas estão relacionados: A falta de funcionários sobrecarrega os trabalhadores que ficam nas agências, que não conseguem atender os clientes e usuários de forma adequada. Por outro lado, o estresse, a pressão e o excesso de trabalho fazem com que os trabalhadores adoeçam e, no limite, peçam demissão do banco, prejudicando ainda mais o atendimento.
Além da sobrecarga, os trabalhadores do HSBC recebem os piores salários do mercado e o banco exige deles o cumprimento de metas altíssimas de desempenho, aumentando a pressão. Para piorar, essas metas não são valorizadas pelo banco, que recentemente tomou a decisão de descontar os programas de remuneração vinculados ao cumprimento dessas metas de outras verbas recebidas pelos trabalhadores. A decisão foi tomada de forma unilateral e de surpresa, fazendo com que todo o esforço aplicado pelos bancários durante o ano para cumprir as metas e melhorar seus rendimento fosse jogado no lixo.
Aos clientes, restam o atendimento precário, feito por funcionários desvalorizados, insatisfeitos e sobrecarregados, e o pagamento de tarifas que atingem valores cada vez mais altos, incomparáveis com outros lugares do mundo. O desrespeito é a regra no banco inglês.