Na última terça-feira, dia 15, foi realizada a quarta reunião do Grupo Técnico (GT) do Banesprev. Os representantes dos trabalhadores esperavam uma resposta do Santander sobre alguns pontos polêmicos da reforma estatutária, mas ainda não foi desta vez.
Uma das questões mais importantes em debate no GT é a composição do Conselho Deliberativo. Atualmente, a proposta do banco é que o órgão seja formado por quatro indicados pela patrocinadora e dois eleitos.
Assim, a instituição financeira teria 2/3 do colegiado, podendo promover qualquer alteração de estatuto ou regulamento. Os sindicalistas são contra a fórmula, pois ela pode trazer prejuízos aos participantes e ao fundo. A reivindicação é que a vaga da Direp seja revertida para mais uma eletiva, mantendo o espírito original do estatuto.
“Como essa vaga era de um representante eleito, queremos que os participantes possam eleger mais um membro para o Conselho Deliberativo”, observa Camilo Fernandes, diretor da Contraf-CUT e ex-diretor administrativo do Banesprev. “Com isso, a composição ficaria com quatro indicados e três eleitos pelos participantes, o que manteria a representatividade dos participantes, impossibilitando que o banco fizesse qualquer alteração de forma arbitrária”, finaliza.
Até agora, o GT discutiu a participação dos aposentados, calendário de eleição, comissão eleitoral, sistema de votação, remuneração dos conselheiros e prazo de mandato. “Nada ainda foi concretizado”, afirma Camilo.
Isane Pereira, representante da Fetec-SP, lembra que os membros do GT estão aguardando a totalidade das respostas do Santander para convocar reunião ampla dos sindicalistas e banespianos, cujo objetivo será avaliar os resultados dos debates e formular uma eventual contraproposta.
“Esperávamos fazer isso no dia 21, porém a não apresentação do formato do Conselho Deliberativo, mais a campanha salarial, acabaram empurrando a decisão para a semana seguinte”, disse Isane.
O próximo encontro do GT está marcado para dia 22, terça-feira que vem. “Esperamos que o banco apresente a resposta aos demais pontos destacados e apresentados no 1º Encontro Nacional dos Participantes dos Planos I, II, III e IV do Banesprev, ocorrido no dia 12 de agosto”, comenta a sindicalista.
Reunião do Conselho de Administração
O andamento dos trabalhos do GT e a questão do plebiscito estarão na pauta da reunião ordinária do Conselho de Administração do Banesprev, que ocorrerá no dia 23.
“Deixamos claro aos representantes do banco e do Banesprev
que pretendemos discutir à exaustão todos os pontos da reforma estatutária e apresentar ao final dos trabalhos uma proposta que contemple os anseios de todos e, principalmente, que não traga nenhum prejuízo aos participantes nem ao fundo”, relata Paulo Salvador, presidente da Afubesp e suplente eleito do Conselho de Administração.
“Os debates estão em estágio avançado e acreditamos que em breve poderemos chegar a uma proposta que seja boa para todos, portanto não há que se falar em plebiscito neste momento”, comenta Paulo Salvador. Ele completa: “Esperamos que prevaleça o bom senso dos conselheiros do Banesprev e que se aguarde a finalização dos trabalhos do GT”.