O Santander, maior banco da Espanha, está prestes a comprar a fatia de 8 por cento do HSBC no Banco de Xangai, enquanto muitos concorrentes internacionais começam a sair da China.
O banco espanhol, que já tem uma instituição financeira voltada para o consumo na China, assim como um negócio de financiamento de veículos, disse que a operação envolvendo o Banco de Xangai também inclui um acordo de cooperação, levando o valor de seus investimentos para 647,3 milhões de dólares.
Diversos grandes bancos norte-americanos e europeus, incluindo o Bank of America e o suíço UBS, começaram a se desfazer de suas holdings chinesas, algumas das quais foram lucrativas no papel, mas difíceis de serem gerenciadas no nível operacional.
O Santander está indo no sentido contrário dessa tendência, apesar de ter vendido ativos nos últimos anos, incluindo na América Latina, enquanto tenta fortalecer seu capital frente a regras internacionais de solvência mais rígidas.
O HSBC, enquanto isso, tem vendido fatias minoritárias como parte de uma reestruturação iniciada em 2011. O banco já cortou 46 mil empregos e vendeu aproximadamente 52 negócios, incluindo uma fatia minoritária na seguradora chinesa Ping An.