Reuniões do Grupo de Segurança Bancária serão retomadas

O Sindicato dos bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários)e a Federação dos Bancários (Feeb-RS) receberam a garantia da Secretaria de Segurança Pública do Estado da retomada das reuniões periódicas do Grupo de Trabalho de Segurança Bancária. Na manhã desta segunda-feira, dia 22, dirigentes das duas entidades se reuniram em audiência na Secretaria de Segurança Pública (SSP) para tratar sobre a violência nos bancos. A próxima reunião ficou para ser realizada entre 15 e 20 de outubro.

Além do secretário Edson de Oliveira Goularte, estiveram presentes representes da Brigada Militar e da Polícia Civil. O presidente Juberlei Baes Bacelo, o secretário-Geral Fabio Soares Alves, e o diretor de Comunicação, Ademir Wiederkehr, representaram o SindBancários. Por parte da Feeb-RS, esteve o diretor Amaro Silva de Souza.

Os dirigentes apresentaram a estatística de ataques a bancos registrada pelo SindBancários e a preocupação com o crescimento da violência. Também cobraram medidas de prevenção, para coibir os assaltos a bancos.

Para Juberlei, a reunião foi positiva, principalmente pela retomada dos encontros. “Além de contar com a parceria da Secretaria de Segurança na prevenção aos assaltos e roubos, queremos que os bancos assumam sua parte na área de segurança e cumpram a lei. Eles deveriam e têm condições de investir mais”, afirma Juberlei. Mesmo em vigor, os bancos ignoram o que determina a legislação, como a instalação de portas giratórias antes do auto-atendimento , monitoramento por vídeo e fachadas com vidros blindados.

“O GT também pode pressionar os bancos a cumprirem com sua obrigação, assim como debater idéias e ações para diminuir esses delitos”, acrescentou.

O delegado Cleber Ferreira, do Departamento de Polícia Metropolitana, afirmou que o delinqüente atua onde há deficiência nos sistemas. “As portas ou as câmeras de vídeo são funções dos bancos. A Polícia não vai trabalhar para suprir o que é de responsabilidade das instituições”, afirmou. “Quanto mais os bancos aprimorarem sua segurança, mas longe estarão os marginais”, aponta.

O encontro havia sido solicitado em 8 de setembro. Neste ano, o GT de Segurança se reuniu apenas uma vez, no dia 6 de março.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram