A Afubesp tem recebido reclamações de banespianos, nos últimos dias, a respeito do comunicado enviado pela Cabesp informando reajuste de 14,12% para o plano Cabesp Família, a partir de maio de 2010.
Por ser um grande aumento, que certamente irá onerar significativamente os banespianos, a Afubesp irá questionar a diretoria da Caixa e propor alternativas para tentar evitar reajuste tão expressivo nas mensalidades.
Embora a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) tenha autorizado o aumento anual de 6,76%, a correspondência da Cabesp afirma que o percentual de 14,12% está em conformidade com os artigos 35 (para adesões até 31/12/2003) e 33 (para os que aderiram a partir de 1/1/2004) do Regimento do Plano, que diz em seu 2º parágrafo: “Independentemente do reajuste anual, as mensalidades poderão ser majoradas também de acordo com a variação dos custos médico-hospitalares, despesas comerciais, administrativas e gerais conforme planilha técnica”.
“Queremos ter acesso aos estudos atuariais para saber se não há possibilidade de ser menor o índice de reajuste imposto pela Cabesp”, explica o diretor da Afubesp, Wagner Cabanal, que já foi diretor administrativo eleito da Caixa.