Entre abril de 2010 e abril deste ano, o número de queixas junto ao Banco Central contra Bradesco, Itaú Unibanco, Santander, HSBC, Caixa Federal e Banco do Brasil cresceu 35,43%.
A informação foi divulgada pelo Jornal da Tarde na quinta-feira, dia 9, e destaca também que, no mesmo período, o número de clientes das seis instituições financeiras cresceu 6,68%, passando de 143,6 milhões para 153,2 milhões.
Apenas nos primeiros quatro meses deste ano – o BC ainda não divulgou os resultados de maio – o número de reclamações contra esses bancos subiu de 2.012 para 2.725.
As reclamações mais frequentes em abril, segundo a reportagem, foram relativas a débitos não autorizados, cobranças irregulares, descumprimento de prazos e esclarecimentos incompletos ou incorretos. “Falta informação. São lançados serviços que o cliente não sabe do que se trata”, afirmou ao JT Maria Inês Dolci, diretora da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor.