As cinco agências bancárias de Sarandi, na região metropolitana de Maringá, foram multadas pelo Procon por desrespeitarem o limite de espera na fila e por não distribuírem senhas. As notificações foram enviadas na terça-feira (3) para as agências, que têm prazo de dez dias para recorrer ou pagar a multa, que varia de R$ 7 mil a R$ 10 mil, dependendo da gravidade do problema.
É a primeira vez que o Procon de Sarandi, criado em 2007, faz esta fiscalização. Isso porque o órgão não tinha poder para fiscalizar e multar até o fim de março.
“Faltava um decreto de funcionalidade, um conselho municipal e um fundo municipal de defesa do consumidor. Isso tudo foi criado nos últimos dias e um fiscal concursado foi contratado para fazer as fiscalizações. Agora vamos trabalhar”, disse o coordenador do Procon de Sarandi, Alexandre Bacelar Peraro.
O que diz a lei estadual
A lei estadual determina que o tempo máximo de espera nas filas dos bancos não pode ultrapassar os 20 minutos em dias comuns. Um dia antes e um dia após os feriados, o tempo permitido de espera é de 30 minutos.
Os clientes que se sentirem lesados por conta de tempo de espera na fila podem ligar para o telefone do Procon de Sarandi (44) 3905-1916.