Os três regionais do Bradesco, em recente negociação com o Sindicato dos Bancários de Campinas e Região, assumiram compromisso em mudar a forma de cobrar as estressantes metas de vendas de produtos. O que significa dizer que as lousas com nome da equipe e o desempenho de cada funcionário, a cobrança via telefone e audio-conferência sobre a previsão de vendas, denunciadas pelo Sindicato, deixarão de existir.
“Esperamos que os regionais cumpram o prometido, assumido em negociação. Esperamos também que os funcionários relatem ao Sindicato qualquer tipo de abuso, principalmente relacionado às metas”, destaca o diretor do Sindicato, Lourival Rodrigues, que participou da negociação com os três regionais.
Ranking: sem divulgação
O dirigente sindical que as metas estão presentes nas empresas, porém dentro dos bancos existem regras asseguradas na Convenção Coletiva de Trabalho.
“Na Campanha Nacional de 2011 garantimos uma cláusula que tem relação direta com a saúde do bancário. Trata-se da proibição da divulgação de rankings individuais de desempenho. O que evita expor os bancários a constrangimentos e à possibilidade de pressão por produtividade e assédio moral. Mas, para que os bancos cumpram o acordo, é fundamental que os bancários denunciem, comuniquem o Sindicato”, frisa o diretor Lourival.