Termina nesta quarta, 31 de março, o prazo para adesão ao novo PAC da Fundação Itaubanco. A data foi prorrogada por solicitação dos conselheiros eleitos devido a dificuldade que os bancários relataram em acessar o sistema em função do grande volume de acessos ao site da entidade.
“A extensão do prazo também foi importante para que os trabalhadores pudessem refletir um pouco mais sobre o novo modelo. Sabemos que houve uma grande adesão. O número exato teremos só depois do encerramento. Vale ressaltar para quem ainda não se decidiu que amanhã é o último dia do prazo para adesão”, afirma Jair Alves, diretor da Fetec/CUT-SP.
Novo PAC
No Novo PAC, além da individualização das reservas, o participante terá direito a verter contribuições para o fundo para aumentar seu complemento e o Itaú, além das contribuições advindas do PAC atual, aportará mais 1% da folha de pagamento dos que aderirem, distribuídos por faixa salarial. Fica instituído também o direito de pensão em caso de morte do participante, esteja este na ativa ou já aposentado.
Uma outra modificação é a possibilidade de antecipar a aposentadoria aos 50 anos. “Mesmo que possa parecer interessante para o participante, o Sindicato entende que não é vantajoso, na medida em que se perdem as contribuições que seriam feitas pelo Itaú entre os 50 e 55 anos e a rentabilidade correspondente, além de consumir as reservas constituídas mais cedo”, alerta André Luis Rodrigues, conselheiro deliberativo eleito da Fundação Itaubanco e diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo.
Outras vantagens do Novo PAC estão em escolher o perfil mais adequado de investimentos e acompanhar suas reservas, além das diferentes formas de recebimento do benefício e do direito de portabilidade.
Mais um dado importante é que a adesão ao novo plano é opcional, podendo o participante escolher se ficará no seu plano atual ou se fará adesão ao novo plano. Para isso será possível simular seus valores no site da Fundação Itaubanco e optar por aquilo que considerar mais vantajoso.