A agência Barão de Souza Leão é a bola da vez nesta quinta-feira, 21 de agosto. Ela fica fechada até 13 horas como parte da campanha Acorda BB. Toda semana, desde o dia 1º de julho, três agências abrem com atraso, sempre nas terças, quartas e quintas. O protesto é por mais contratações e mudanças no ambiente de trabalho.
A agência é a nona unidade que integra o chamado Carrossel Batalha dos Guararapes. Trata-se do segundo ciclo de protestos, que teve início com o BB Prazeres e inclui as agências Afogados, Conselheiro Aguiar, Ceasa, Cidade Universitária, Benfica, Piedade, Shopping Boa Viagem e, agora, Barão de Souza Leão. O primeiro Carrossel, chamado de Marco Zero, percorreu 12 unidades, com origem na agência Recife/Marco Zero.
A idéia é que o primeiro circuito passe a girar novamente, em conjunto com o segundo. Com isso, seriam duas agências com abertura retardada em cada terça, quarta e quinta. Para isso, o Sindicato está realizando consultas e reuniões com os trabalhadores. Quando o Carrossel Batalha dos Guararapes chegar ao seu 12º ponto, a perspectiva é de que um novo circuito tenha início.
Os bancários querem mais contratações, com convocação dos concursados. E mudanças nop ambiente de trabalho: fim das metas abusivas, do assédio moral, das horas extras, da lateralidade – que impõe a substituição sem remuneração adicional. Exigem, também, a implantação de um PCCS – Plano de Cargos, Carreiras e Salários.