Após passar por cidades como Maceió, Penedo e São Miguel dos Campos, a operação “Fila nunca mais”, do Procon Alagoas, detectou infrações cometidas praticamente em todos os bancos instalados em Arapiraca, principalmente no que se refere ao tempo de espera para atendimento. O diretor do órgão de defesa do consumidor, Rodrigo Cunha, informou na quinta-feira (20) que vai levar os casos ao Ministério Público, para que sejam sanados.
“Já aplicamos mais de 90 autos de infração contra bancos em Alagoas”, assegurou Cunha, durante entrevista a emissora de rádio local.
De acordo com ele, a multa definida pela Justiça para cada infração foi de aproximadamente R$ 1 mil, valor considerado baixo por ele e que faz com que os bancos mantenham a mesma postura com relação ao cumprimento da lei, que determina, por exemplo, que nenhum cliente bancário pode esperar mais que 30 minutos na fila com tolerância em dias de maior movimento de até 40 minutos.
Mesmo com as agências bancárias investindo em equipamento de autoatendimento, Rodrigo Cunha informou que o consumidor tem direito a ser atendido pelo caixa, caso considere necessário, independentemente do valor a ser pago, sacado ou depositado.
Ele citou ainda a obrigação dos bancos disporem de sanitários, bebedouro de água e cadeiras para os clientes em atendimento. “Todos devem ser bem atendidos”, assegurou.