Na retomada da Comissão de Saúde do Banrisul, bancários conquistam avanços

A Comissão Paritária de Saúde Banrisul retomou os trabalhos na quarta-feira, dia 25, na Direção Geral (DG), em Porto Alegre, e obteve avanços pontuais na pauta especifica de negociações. Os representantes sindicais destacam a isonomia de tratamento aos bancários afastado com os da ativa e a retomada da ginástica laboral, entre outros pontos. Nova reunião ficou agendada para o dia 7 de dezembro, às 15h. O encontro será confirmado nos próximos dias.

Para a ginástica laboral, os participantes apresentaram um pesquisa interna, onde praticamente 91% das agências responderam. A maioria dos trabalhadores responderam favoravelmente à sua manutenção, pois a ginástica colabora na prevenção da saúde dos trabalhadores, submetidos a um ritmo de trabalho intenso.

Com relação às doenças ocupacionais, principalmente as LER e as psicológicas, as representantes do Sesmt disseram que há dificuldade em divulgar os dados devido a não informatização da área médica, pois os controles são feitos através da coletas de dados nas fichas dos atendimentos.

Diante do posicionamento, os representantes sindicais solicitaram a incidência de doenças relacionadas as LER e as psicológicas, as quais serão trazidas na próxima reunião. E também foi reivindicada a informatização da área de saúde do Banrisul. A solicitação será enviada à diretoria.

Em relação à isonomia de tratamento ao bancário afastado com os da ativa, a demanda já havia sido conquistada na mesa de negociação da pauta específica da campanha salarial.

Outro ponto prevê o pagamento do salário de quem receber alta do INSS e for considerado inapto no exame de retorno ao trabalho. O pagamento deve ser mantido até que se esgotem todos os processos administrativos ou judiciais contra o INSS. A proposta será enviada à Gerencia de Gestão de Pessoas.

O argumento dos representantes sindicais é de que os trabalhadores afastados não podem ficar sem salário num momento em que mais necessitam de tratamento, de remédios e que também são penalizados pela Cabergs que, se em três meses não pagarem o plano, têm sua carteira de atendimento bloqueada.

O Banrisul se comprometeu em oferecer condições para a reabilitação dos portadores de doenças ocupacionais, que tenham sido ou não afastados do trabalho. As representantes do SESMT afirmaram que é acompanhado a reabilitação, inclusive nas situações de assalto.

Os representantes sindicais observaram que muitas vezes o retorno nas agências para o trabalhador não é fácil, pois aqueles que adoecem no trabalho são vistos por algumas chefias como preguiçosos ou que não querem trabalhar. Diante disto, sugeriram que seja dada orientação às chefias para o acolhimento e respeito ao colega que retorna ao trabalho.

Eleição das CIPAs

O Banrisul implementará, via eleição direta e com todas as prerrogativas e atribuições previstas na NR 5 (MTb) os representantes de CIPA, realizando o treinamento adequado, com a participação do movimento sindical. A demanda será remetida ao gerente de Gestão de Pessoas. A reivindicação do movimento sindical é a garantia da representação na agência e através de processo eleitoral.

A concessão de pausas de 10 minutos para cada 50 trabalhados para todas as funções. Os representantes sindicais destacaram que a situação dos caixas não está resolvida, pois não executam pausas durante suas atividades. Por outro lado, as representantes do SESMT afirmaram que a mesma está sendo cumprida.

O cumprimento de um Programa de Controle Médico em Saúde Ocupacional (PCMSO) de preservação da saúde, incluindo os problemas não ocupacionais, com ênfase especial aos relacionados ao trabalho.

Os representantes sindicais frisaram que precisa ser aprimorado o PCMSO, como acontece em outras instituições como no Banco do Brasil, que incluem exames clínicos, como colesterol etc.

As representantes do SESMT destacaram que será remetida para a Gestão de Pessoas, assim como aceitaram visitar a Cassi do Banco do Brasil.

Estiveram presentes à reunião por parte do movimento sindical a diretora de Saúde do SindBancários, Lourdes Rossoni, o diretor da Federação dos Bancários, Amaros Silva de Souza, o delegado sindical Jorge Almir Paz e a diretora do Sindicato de Guaporé, Carmem G Zanchett.. Pela empresa, representando a SESMT, estiveram Jovita Nunes, Claudia Luchese e Marisa Lia Faria.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram