Todos os trabalhadores das financeiras devem participar da assembléia geral que acontecerá no dia 03 de junho de 2008 (3ª feira), às 18 horas no auditório do Sindicato dos Bancários e dos Trabalhadores do Ramo Financeiro no Estado de Mato Grosso (Seeb/MT), para discutir a pauta de reivindicações e pré-acordo de negociações da categoria.
A data-base dos financiários é 1º de junho, data em que também se inicia a Campanha Nacional dos trabalhadores, e por isso, a necessidade de discutir as reivindicações da categoria, que irão compor a Minuta que será entregue à Federação Interestadual das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Fenacrefi).
“Essa mesma assembléia será realizada com os financiários de todo o país. Por isso a necessidade de participação em massa de todos os financiários que pertencem a base do Seeb/MT, a fim de participarmos de forma enfática de todo o processo de elaboração da minuta de reivindicação dos trabalhadores para a campanha salarial de 2008”, explica o secretário de Formação Sindical do Sindicato, Natércio Brito.
“As financeiras se tornaram responsáveis pelo aumento da oferta de crédito à população e também pelo aumento do número de trabalhadores envolvidos, que precisam lutar por seus direitos”, finaliza Natércio.
Atualmente, essas empresas passaram por modificações com a entrada dos grandes bancos no setor. Bradesco (Finasa), Real-ABN (Aymoré Financiamentos), Itaú (Taií), HSBC (Losango), Unibanco (Fininvest) e Santander possuem financeiras. Junto com a BV Financeira, do banco Votorantim, essas empresas detém cerca de 85% do mercado.