Lançamento da campanha em Alagoas repercute em todo o Estado

Um dia depois do Comando Nacional dos Bancários entregar a pauta de reivindicações da campanha salarial 2009 à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), os bancários de Alagoas saíram às ruas e agências do centro de Maceió para iniciar o processo de mobilização e buscar o apoio da população. Durante as manifestações, que teve ampla repercussão na imprensa, o Sindicato utilizou faixas, painéis, camisas, bandeiras, banda de pífano e encenações teatrais para chamar a atenção das pessoas e passar a mensagem da categoria.

“Sentimos que, além da adesão dos colegas, contamos com a simpatia do povo. Os clientes e usuários apóiam o movimento e também manifestam suas queixas”, disse o presidente do Sindicato, Edmundo Saldanha. Para ele, incluir nas bandeiras de luta da campanha salarial a redução dos juros, a ampliação do crédito, o fim das tarifas abusivas, a contratação de mais bancários e a melhoria do atendimento serve para unir os trabalhadores e a sociedade. “Nós queremos melhores salários e condições de trabalho. A população quer serviços mais ágeis, de qualidade e com preços justos. Se não lutarmos, só os banqueiros continuarão ganhando”, acrescentou.

As atividades de mobilização da campanha salarial também estão sendo lançadas esta semana em outros estados. Ontem (10/08) houve manifestações em São Paulo, com passeata pelas ruas do centro e um ato em frente à matriz do Banco Real, onde trabalha o presidente da Fenaban, Fábio Barbosa. Em Brasília, o lançamento da campanha será nesta sexta-feira.

As atividades de ontem no centro de Maceió foram só o início. Elas vão continuar nesta e na próxima semana, segundo o calendário de lançamento da campanha já divulgado pelo Sindicato.

Além de consolidar nas agências bancárias o clima de entusiasmo e de luta da categoria bancária, o Sindicato quer promover o debate nos locais de trabalho, para que a categoria se expresse a respeito das propostas, da conjuntura e do andamento da campanha nacional. “É fundamental que os colegas opinem, façam sugestões e participem. E isso não deve acontecer apenas nas assembléias”, observa Arivoneide Moraes, diretora do Sindicato e secretária da Mulher Trabalhadora da CUT.

Depois de entregar a pauta de reivindicações à Fenaban, o Comando Nacional dos Bancários já está tratando junto à federação patronal do calendário de negociações. Os membros do Comando, entre eles o presidente do Sindicato de Alagoas, Edmundo Saldanha, estarão reunidos nos próximos dias para tratar também do calendário nacional de mobilização.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram