Lançada Campanha Nacional dos Bancários 2009 em Belo Horizonte

O Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e região (Seeb/BH) lançou oficialmente na última sexta, 14 de agosto, a Campanha Nacional dos Bancários 2009, em ato público realizado na Praça Sete. Durante o ato, foram realizadas intervenções teatrais irreverentes e bem humoradas que denunciaram as práticas desrespeitosas dos banqueiros e apresentaram à população as reivindicações da categoria.

Pela manhã, representates dos bancários entregaram ao Sindicato dos Bancos de Minas Gerais, em Belo Horizonte, a minuta de reivindicações da categoria.

Os bancários reivindicam reajuste de 10% (reposição da inflação mais aumento real), PLR de três salários mais R$ 3.850, valorização dos pisos salariais, cesta-alimentação de R$ 465, fim das metas abusivas e do assédio moral e segurança contra assaltos e seqüestros, dentre outras demandas.

Após o ato, os bancários participaram da Jornada Unificada de Lutas da CUT que debateu as reivindicações prioritárias dos trabalhadores, tais como: demissões, ratificação das Convenções 151 e 158 da OIT, redução da jornada de trabalho sem redução do salário, fim do fator previdenciário, investimentos em saúde e educação, dentre outros temas.

A Jornada Unificada de Lutas faz parte do plano de lutas aprovado no 10º CONCUT (Congresso Nacional da CUT), que ocorreu entre os dias 3 e 7 de agosto em São Paulo.

O presidente do Sindicato Cardoso ressaltou a importância da união da categoria durante a campanha para fortalecer o movimento e ampliar as possibilidades de alcance de novas conquistas.”Hoje marcamos o início da campanha contra a ganância dos banqueiros, que mesmo com a crise continuam ganhando bilhões e não distribuem justamente os lucros com os trabalhadores. Estamos conscientes das dificuldades que iremos enfrentar, mas confiantes no poder de organização e luta da categoria”, finaliza.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram