Itaú é vice-campeão em queixas de clientes no Procon de Campinas

Bancários cobram mais contratações para melhorar atendimento aos clientes

O Itaú, maior banco privado do país, é o vice-campeão no ranking das empresas com maior número de reclamações nos últimos 12 meses em Campinas (SP), com 2,8 mil casos de clientes que registraram suas queixas por problemas no atendimento. A lista das empresas foi divulgada na manhã desta quinta-feira (13) pelo Procon da cidade. O Itaú só perde para a Telefônica Vivo com 2,9 mil queixas.

“Trata-se de mais uma pisada na bola do Itaú, o que não surpreende os funcionários, acostumados com as jogadas desleais do banco com os trabalhadores e os clientes”, afirma Mauri Sérgio Martins de Souza, diretor da Contraf-CUT e vice-presidente do Sindicato dos Bancários de Campinas.

“Esses números refletem o desmonte que está sendo efetuado notadamente nas agências em que não existe quantidade suficiente de funcionários, seja na área comercial ou na operacional. Isso acaba gerando inevitavelmente um atendimento aquém do esperado e do necessário para o cliente”, aponta o dirigente sindical.

“A contratação de funcionários e o fim das metas abusivas são dois pontos que precisam urgentemente ser levados em consideração pelo banco. É necessário haver uma estrutura funcional maior para atender os clientes e os bancários não podem mais trabalhar com tanta pressão para cumprir metas. Neste processo, o trabalhador é vitima, assim como o cliente, da politica agressiva do Itaú para obter cada vez mais lucro”, defende Mauri.

Entre junho de 2011 e junho deste ano, o Itaú fechou 9.014 postos de trabalho em todo país (8,8% do quadro de funcionários), dos quais 3.777 apenas no segundo trimestre de 2012, segundo o balanço divulgado pelo banco. O brutal corte de empregos ocorreu mesmo com o lucro líquido de R$ 7,12 bilhões somente no primeiro semestre deste ano, que representa um crescimento de 2,5% em relação ao mesmo período de 2011.

O Sindicato vem há meses alertando a população, inclusive distribuindo jornais, sobre o carência de funcionários nas agências e sobre a política de demissões colocada em prática pelo Itaú. “O banco possui práticas abusivas que afetam negativamente tantos os bancários quanto os clientes”, denuncia Mauri. “O banco é muito bonito na mídia, mas a realidade é amarga para grande parte dos bancários e usuários do sistema”, salienta.

As 15 primeiras empresas no ranking do Procon abrangem 47,8% das 48,3 mil solicitações recebidas pelo órgão durante o período, em Campinas. Os segmentos de telefonia, banco ou financeiras ocupam 86,6% da lista de mais reclamadas.

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