Evento será realizado no Hotel São Francisco, no Rio de Janeiro
A Contraf-CUT, o Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro e a Fetraf RJ-ES promovem nesta quarta e quinta-feira, dias 13 e 14, o II Fórum Nacional pela Visibilidade Negra no Sistema Financeiro. O evento, que integra a programação do mês da consciência negra, será realizado no Hotel São Francisco (Rua Visconde de Inhaúma, 95), no centro do Rio.
As inscrições continuam abertas, de acordo com as orientações do comunicado enviado pela Contraf-CUT para os sindicatos e as federações.
Para Andrea Vasconcellos, secretária de Políticas Sociais da Contraf-CUT, “todas as entidades sindicais são desafiados a estimular o debate e a reflexão sobre essa temática, bem como participar da mobilização para combater a discriminação racial e conquistar igualdade de oportunidades”.
A luta contra a discriminação racial está na pauta de reivindicações da categoria. Na 15ª Conferência Nacional dos Bancários, que definiu a minuta negociada com a Fenaban na Campanha 2013, foi aprovada a demanda de contratação de no mínimo 20% de afrodescendentes nos bancos. “Os bancos não aceitaram, mas a luta vai continuar”, destaca Andrea.
O governo federal anunciou na III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, realizada nos últimos dias 5, 6 e 7, o decreto que cria o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) e o Projeto de Lei de Cotas no Serviço Público Federal, que irá tramitar sob regime de urgência no Congresso Nacional, destinando 20% das vagas nos concursos públicos do Poder Executivo para afrodescendentes.
“Assim, o II Fórum é um momento oportuno e ímpar para acumular, compreender e apontar caminhos para o debate e a reflexão no interior das direções e, especialmente junto à categoria”, conclui Andrea.
O evento contará com a participação de intelectuais, pesquisadores, gestores e movimentos sociais que atuam no tema.
Confira a programação:
– Quarta-feira, dia 13
Conferência de abertura: As desigualdades sociorraciais no mercado de trabalho: Provocações, limites e tendências.
Mesa 1 – Panorama racial, direitos humanos e a violência contra a população negra no Brasil.
– Quinta-feira, dia 14
Mesa 2 – Aspectos conceituais e políticos das ações afirmativas no Brasil: Avanços e Lacunas.
Roda de conversa (Contraf-CUT, Dieese, CUT Nacional, Unegro-RJ e Fenaban): Os desafios das políticas antirracistas no Sistema Financeiro, a transversalidade e as negociações coletivas.
Repactuação da Carta de Compromisso das Entidades.