Uma dupla armada com uma suposta pistola de 9mm assaltou uma idosa de 83 anos em correspondente bancário do Banco do Brasil na manhã desta quinta-feira (16) na Avenida Rio Branco, no Manoel Honório, Zona Leste de Juiz de Fora, em Minas Gerais.
Segundo o registro da Polícia Militar, os dois indivíduos teriam entrado no estabelecimento vestindo capacetes e roupas escuras com uma suposta arma de fogo e teriam colocado no balcão, em frente a pessoa que realizava o atendimento no caixa. Um dos homens teria retirado à força a quantia de R$ 1.100 da idosa, que aguardava na fila.
Eles também teriam exigido mais dinheiro do rapaz do caixa, mas este se negou a entregar qualquer valor. Os ladrões fugiram e não foram encontrados.
Este é o segundo assalto a esse tipo de atendimento precário e inseguro nesta semana. Na terça-feira (14), um correspondente bancário da Caixa Econômica Federal localizado no bairro Grajaú, Região Sudeste, foi assaltado por dois indivíduos. A dupla, que também portava arma de fogo, levou o dinheiro do estabelecimento, fugindo em seguida em uma moto.
O direcionamento de clientes para os agentes terceirizados é uma prática comum das instituições bancárias, conforme já denunciado pelo Sindicato nos últimos dias. Entretanto, a insegurança dos correspondentes bancários é denunciada pelo presidente do Sintraf-JF, Robson Marques.
“Mais uma vez fica provada que estes locais não possuem estrutura de oferecer um atendimento de qualidade e seguro ao consumidor” aponta. A precarização bancária é uma discussão frequente da categoria, principalmente após as últimas resoluções do Banco Central, que ampliou a lista de serviços bancários executados pelos correspondentes.
O Sindicato também busca a ampliação dos equipamentos de segurança dentro dos bancos e no inicio do ano apresentou na Câmara de vereadores a proposta de um projeto de Lei que regulamente medidas para coibir os crimes de saidinha de banco. “Atualmente, o projeto se encontra sob avaliação das Comissões na Câmara. Continuaremos a lutar para que ele seja aprovado, visto que é uma iniciativa que traz benefícios para os bancários e toda a população”. justifica.