Idec assina carta de repúdio e cobra proteção aos consumidores financeiros

Entidades de defesa do consumidor em todo o mundo, incluindo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), enviaram ao G-20 uma carta em que pedem aos líderes do grupo que apoiem a criação de uma nova organização internacional para defender a proteção dos consumidores financeiros nos bancos e na concessão de crédito.

No documento, as entidades apontam ainda que as propostas em discussão no grupo das 20 maiores economias se mostram deficientes nas questões relacionadas à proteção dos consumidores de serviços financeiros, além de não incluir referências explícitas em apoiar a adoção de padrões mínimos de qualidade para tais produtos.

Em setembro do ano passado, a Consumers International (CI) – federação que engloba entidades de defesa do consumidor em todo o planeta – lançou uma campanha mundial, pedindo ao G-20 que tome medidas urgentes para apoiar a defesa dos consumidores financeiros.

Como resultado da campanha, os líderes do grupo, que se reuniram em Seul, pediram ao Conselho de Estabilidade Financeira informações sobre alternativas para a melhora da proteção do consumidor, e as propostas serão apresentadas durante as próximas semanas para os líderes de ministros das Finanças do G-20.

No Brasil, em carta enviada pelo Idec ao Ministério da Fazenda, o Instituto fez suas considerações , destacando a importância dos requerimentos feitos aos líderes do G-20, como um primeiro passo para a resolução dos problemas relativos à proteção dos consumidores de serviços financeiros.

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