Após denúncias dos bancários da agência da Caixa Econômica Federal, em Tianguá, no Ceará, gerente é afastada da unidade. Na última quinta-feira (29), os bancários paralisaram a agência e se se recusaram a trabalhar enquanto a gerente, acusada de abuso de poder, estivesse no cargo.
O Sindicato dos Bancários do Ceará prestou total apoio aos bancários, enviou documento, fez tratativas com a direção da Caixa e conseguiu que a gerente fosse substituída na mesma manhã do protesto. As denúncias se relacionavam a uma série de irregularidades e atos de abuso.
Os empregados, principalmente os que exercem a função de caixa, estavam sendo coagidos pela gestora da agência a trabalharem após o registro de saída em seus pontos eletrônicos, horas-extras não registradas e, portanto, não pagas, de forma não eventual. Isso com ameaça de transferência e/ou destituição da função, como forma de coação, obrigando os bancários, pelo medo, a trabalharem sem o devido registro do ponto eletrônico em jornada extraordinária.
A gerente descumpria os normativos da empresa e da própria legislação trabalhista, em confronto direto com as orientações da própria Auditoria da CEF que prega: “os registros no SIPON devem ser imprescindivelmente fidedignos à jornada de trabalho realizada”. A gerente orientava os funcionários da agencia a não realizaram hora extra registrada em ponto eletrônico, alegando falta de orçamento.
Sindicato leva documento a Brasília
Durante negociação realizada entre as entidades representativas dos empregados e a direção da Caixa Econômica Federal, no dia 28 de maio, em Brasília, o diretor do Sindicato, Marcos Saraiva, fez a entrega de documento com as denúncias feitas pelos trabalhadores da agência da Caixa em Tianguá e cobrou providências urgentes.
A entrega ocorreu na véspera da paralisação da unidade e a resposta veio com o afastamento da gerente geral, e acerto de instalação de uma mesa de negociação nesta semana, reunindo trabalhadores, Sindicato, Apcef e Superintendência.