A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do RS promoveu na sexta-feira, dia 21 de maio, a primeira reunião do Conselho de Delegados Sindicais do Banrisul em 2010. O encontro ocorreu na sede da Fetrafi-RS e reuniu 94 dos 101 novos delegados sindicais, eleitos em agências de todo Estado e de fora do RS.
As atividades iniciaram às 9h, com o café da manhã. Às 9h30, houve posse oficial dos novos delegados e delegadas, que já assumiram suas funções no mês de abril. Os novos delegados exercerão a função durante o período 2010/2011.
18º Encontro Nacional
Ao longo do dia os bancários discutiram os principais temas ligados aos banrisulenses, como Fundação Banrisul, Cabergs, 18º Encontro Nacional, previsto para a primeira quinzena de agosto e assuntos gerais.
Fundação Banrisul
Um dos debates mais importantes realizados na reunião foi sobre a Fundação Banrisul. Segundo a diretora da Fetrafi-RS, Denise Corrêa, o tarifaço imposto pela direção do banco será combatido pelo movimento sindical.
“O abaixo-assinado contra esta imposição do Banrisul está circulando pelas agências e o prazo para a adesão ao documento se encerra em 31 de maio. Esperamos que a medida descabida seja revista e que haja coerência nas atitudes do banco quanto à gestão da Fundação de agora em diante”, disse Denise.
Denúncia
Os delegados sindicais relataram que em algumas agências os clientes são incentivados a procurar os serviços de correspondentes bancários para pagamento de contas ou títulos de cobrança não vencidos. Esta prática é imposta pelos gestores das agências, que orientam os bancários antes do atendimento. Embora o banco não admita, há relatos de que esta postura é sugerida e avalizada pela direção do Banrisul.
“O banco não pode dificultar a vida de seus clientes e usuários, direcionando o público para outros estabelecimentos. Esta é uma atitude vexatória que não condiz com o papel de uma instituição pública a serviço dos gaúchos, como a direção do banco gosta de destacar em suas campanhas publicitárias”, observa o diretor da Fetrafi-RS, Carlos Augusto Rocha.
Moção
Os delegados sindicais do Banrisul também encaminharam ao presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, uma moção contra o veto à MP 475/09, que define reajuste de 7,7% aos aposentados, que recebem mais de um salário mínimo e determina o fim do Fator Previdenciário.