Pela terceira vez na historia, um bancário assume a presidência da maior central sindical brasileira em Rondônia. Cleiton dos Santos Silva, funcionário do Banco do Brasil há 10 anos, foi conduzido à presidência da CUT/RO no último sábado, dia 17, após a renúncia do também bancário Itamar Ferreira, que concorrerá a um cargo eletivo no próximo ano.
Cleiton possui uma extensa ficha de serviços prestados ao movimento sindical rondoniense. Foi presidente do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro (Seeb/RO) por dois mandatos consecutivos e, em 2010, esteve à frente daquela que foi considerada a maior greve dos últimos 20 anos no país, com uma mobilização de 15 dias que gerou conquistas históricas para os bancários.
Agora na presidência da CUT no Estado, Cleiton espera que a entidade retome a sua importância, se inserindo no centro dos principais debates de interesse da sociedade, consolidando a base dos sindicatos filiados e organizando as categorias à margem da efetiva representação sindical.
“É um grande desafio num momento em que a classe trabalhadora tem sofrido ataques contra os direitos já conquistados, a exemplo da precarização do trabalho por meio da terceirização. A CUT/RO deve atuar incessantemente na busca de melhorias, de vida digna, tanto para o trabalhador urbano quando para o homem do campo”, afirma o novo presidente.
Quem é Cleiton
Funcionário do Banco do Brasil desde 2000, Cleiton é bacharel em Ciências Contábeis e possui também Licenciatura Plena em Matemática e Pós Graduação em Metodologia do Ensino Superior. Foi secretário-geral do Seeb/RO, conselheiro da 29ª Junta de Recursos do INSS, presidente do Seeb/RO por dois mandatos consecutivos e, atualmente, é diretor financeiro da Fetec-Centro Norte/CUT.