Em Dia Nacional de Luta, bancários do BB protestam em Belo Horizonte

Os funcionários do Banco do Brasil realizaram nesta quarta-feira, 23 de junho, Dia Nacional de Luta dos Bancários do BB, uma manifestação, de 10h às 11h, em frente à Agência Centro, na rua Rio de Janeiro, em Belo Horzionte, para exigir do banco a implantação imediata do Plano Odontológico e a apresentação de uma proposta de novo Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS).

O Banco do Brasil vem enrolando a implementação de um plano odontológico desde a campanha salarial de 2008. Os bancários conquistaram o direito ao plano com a garantia do banco de que até 31 de agosto de 2009 a demanda seria cumprida.

O prazo foi prorrogado até janeiro de 2010 e, desde então, o BB ainda não apresentou uma solução concreta. Em chat realizado com os funcionários, o presidente do BB, Aldemir Bendine chegou a afirmar que o plano odontológico seria implantado até início de junho deste ano, o que não aconteceu.

Em todo país, os sindicatos realizaram protestos para aprofundar as discussões sobre as reivindicações e cobrar mais agilidade da direção do BB, conforme deliberação do 21º Congresso Nacional dos Funcionários realizado no dia 30 de maio em São Paulo. O tema PCCS foi discutido na Mesa Temática de Remuneração, onde na primeira reunião o banco informou que até 30 de junho apresentaria uma proposta quanto à jornada de 6 horas.

Para o funcionário do Banco do Brasil e diretor do Sindicato dos Bancários de BH, Wagner Nascimento, o fato de o banco não implantar o plano odontológico e nem apresentar uma proposta de PCCS coloca em risco a credibilidade de todo o processo negocial.

“Durante a campanha salarial do ano passado o BB inundou o seu sistema de comunicação com os funcionários, prometendo negociar PCCS e jornada de 6 horas. O funcionalismo deve participar cada vez mais intensamente das manifestações e cobrar seriedade do banco, já que tanto o processo negocial como a própria palavra da diretoria do banco vem perdendo credibilidade”, ressalta.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram