A polícia gaúcha conseguiu prender os ladrões que assaltaram a agência do Banrisul na manhã de terça-feira, dia 14, em Barracão, no nordeste do Rio Grande do Sul. Durante o cerco houve tiroteio, um dos bandidos morreu e as duas reféns foram libertadas.
O assalto aconteceu às 10h15, quando três homens chegaram à agência do banco em um Vectra com placas de Porto Alegre. Dois deles, encapuzados, entraram no prédio enquanto o terceiro montava guarda em frente à agência.
Cerca de 12 pessoas estavam no Banrisul no momento do ataque, entre clientes e funcionários. Os homens anunciaram o assalto mostrando as armas e pediram quem era responsável pelos caixas e pelo cofre.
Enquanto um dos assaltantes acompanhava o funcionário até o cofre, obrigando-o a abrir para pegar o dinheiro, o outro bandido retirava o dinheiro dos caixas. Na hora de deixar o banco, os homens saíram com duas reféns e o gerente Vilson Schenatto, que ainda tentou negociar, para ser levado no lugar das mulheres.
A polícia, no entanto, havia sido avisada e já cercava o local. Ao verem os homens saindo, polciais atiraram contra os pneus do Vectra. Os três assaltantes então pegaram a chave do carro de Schenatto, uma Parati vermelha, e fugiram em direção a Esmeralda levando duas funcionárias.
A perseguição aos bandidos seguiu pela rodovia Barracão-Lagoa Vermelha (BR-470) até a localidade de São Joaquim, em Lagoa Vermelha, quando os policiais conseguiram atirar contra os pneus do carro, que também ficou sem combustível. Os bandidos abandonaram a Parati e fugiram para dentro da mata, levando com eles as funcionárias do banco.
Já com reforço, os policiais cercaram o local e atiraram contra os bandidos. Um deles morreu no local e as mulheres acabaram sendo libertadas. Os outros dois assaltantes foram capturados e foram levados à Delegacia de Polícia de Barracão.
As circunstâncias da morte de um dos assaltantes ainda não está esclarecida, se foi morto pelos tiros disparados pelos policiais, ou pelos próprios assaltantes.