Nos próximos dias 4 e 5 de setembro, dirigentes sindicais dos bancos Santander e Real de todo o Brasil estarão reunidos no Hotel Gran Roca, em Atibaia (SP), para o Seminário Nacional de Dirigentes dos dois bancos.
A realização do seminário foi decidida no primeiro Encontro Nacional dos trabalhadores do grupo Santander-Real, realizado no dia 28/7. Os dirigentes se reunirão para debater a situação dos trabalhadores e elaborar uma estratégia de luta pela garantia de emprego e direitos dos empregados das duas instituições. “Essa é a prioridade de nossa luta e não abriremos mão dos direitos de nenhum bancário”, afirma Deise Recoaro, diretora da Contraf/CUT e funcionária do Real.
Está prevista na programação do evento uma apresentação do ex-presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo João Vaccari, que falará sobre fusões. Além disso, o encontro contará com exposição do Dieese sobre os lucros dos bancos e mesa sobre previdência privada. “O encontro será muito importante para definirmos a estratégia de enfrentamento com o banco”, avalia Paulo Stekel, diretor da Contraf/CUT e funcionário do Santander.