Diretoria da Finep nÆo recebe sindicalistas no Rio

(Rio) Na última quinta-feira, diretores da Federação RJ/ES, do Sindicato dos Bancários do Rio, da CUT Nacional e da Associação de Funcionários da Finep (Afin) foram à sede da instituição para entregar uma carta à diretoria mas não foram recebidos. A justificativa foi que os sindicalistas não haviam marcado a reunião previamente. A chefe de gabinete, Maria Aparecida, recebeu a comissão de trabalhadores, ouviu suas ponderações, assinou o recebimento da carta e comprometeu-se a entregá-la ao diretor da financiadora. Tudo isso de pé, próximo ao balcão da recepção da ala da diretoria.

 

O conteúdo da carta é o repúdio veemente à atitude da diretoria da Finep de entrar com protesto na Justiça Trabalhista questionando a estabilidade dos dirigentes da Afin. Em assembléia expressiva que reuniu 30% do corpo funcional na última segunda-feira, os trabalhadores da instituição decidiram pela elaboração do documento, que exige a imediata revogação do pedido de quebra da estabilidade.

 

A estabilidade contempla todos os funcionários da Finep e foi definida em acordo firmado em 1989 entre os trabalhadores e a diretoria da época. O objetivo era proteger os empregados, evitando que barganhas políticas privassem trabalhadores de seus empregos para entregar o cargo a apadrinhados. Quebrar a estabilidade dos dirigentes da Afin abre precedente para suspender a estabilidade de todos os funcionários.

 

A justificativa usada no protesto judicial é de que os diretores da Associação estariam divulgando os informativos da entidade através da Intranet da instituição. Para os sindicalistas, a proibição de divulgar os boletins é um desrespeito à liberdade de expressão e ao direito de organização sindical.

 

Fonte: Feeb RJ/ES

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram